pós-eclipses e já com uma brisa de Escorpião

Esta lua cheia ocorre na sequência de uma lua nova (eclipse solar) de Virgem e apresenta um momento.
No dia anterior (dia 6) Mercúrio entrou em Escorpião, como se estivesse a preparar a época desse signo. Este ingresso expressa a qualidade da nossa mente ao longo das próximas semanas, mais focada e motivada a descobrir informação e a aprofundar assuntos que até então talvez não “merecessem” essa dedicação. No entanto, esse posicionamento em relação angular com um outro planeta também revela que as motivações desse aprofundamento podem ter um cariz de busca de poder e/ou manipulação: qual o motivo pelo qual investigamos ou vamos “escavar” um assunto e o que pretendemos fazer com essa descoberta?
Portanto, esta lua cheia é um bom momento para olharmos para as nossas motivações e impulsos auto-centrados e como os projectamos ou para o quê que canalizamos a energia interna que sentimos e que está, por estes dias, a inquietar-nos. É provável que, um dia antes, e/ou um dia depois, os ânimos mais descontrolados possam ter favorecido e expressado raiva e agressividade.
Continua a ser um período favorável para cuidar, usufruir e melhorar assuntos familiares e domésticos, procurando de gerir e amenizar tensões e aproveitando tudo o que é possível e agradável para desfrutar.
A fase lunar ocorre até ao dia 13 (quarto minguante) e, nesse momento, a energia da mente motivada para a descoberta (descrita acima) está agora mais favorecida por uma capacidade de acção e de selecção mais assertiva, isto é, decidimos de facto, avançar e fazer algo com isso. A par deste aspecto, uns dois antes e uns dois dias depois (portanto, entre dia 11 e dia 15), poderão ser dias em que lidamos com dificuldades de relação, de prazer e de satisfação internos. Nos dias antes, porque não nos é possível ser, fazer ou ter o que gostaríamos; no dias seguintes, porque “já podemos” mas essa carência pode levar-nos a fazer escolhas que não são as melhores e mais satisfatórias para nós, para o nosso bem-estar interior.
Aproveito ainda para referir que em torno do quarto minguante estarão a formar-se (a iniciar) no céu aspectos muito favoráveis a cura e gestão emocional, com mais ênfase a partir da terceira semana de Outubro. Estes trânsitos podem ser desafiadores por nos permitirem (ou proporem!) viver uma enchente de emoções e nem é fácil ou simples vivê-las mas importa dizer que sãs aspectos naturalmente favoráveis a essas curas, a libertações emocionais e que, se soubermos aproveitar esse momento, poderemos beneficiar de novas formas de sentir e gerir emoções.